luz solar logotipo branco

Mitos e verdades sobre energia solar

Publicado em 03/05/18

Atualizado em 03/11/21 | Leitura: 4 minutos

mitos e verdades sobre energia solar

Mitos e verdades sobre energia solar

Se você busca diminuir os gastos com energia elétrica ou está preocupado com a sustentabilidade, usar a energia solar fotovoltaica pode ser uma boa opção tanto para o seu bolso quanto para a sua consciência ambiental. Trata-se de uma forma de energia renovável que pode ser produzida em casa por painéis que transformam os raios solares em eletricidade. Apesar da sua crescente popularização, ainda existem muitas dúvidas sobre ela. Aqui esclareceremos mitos e verdades sobre energia solar.

Conheça, a seguir, mitos e verdades a respeito desse tema e da sua importância. Boa leitura!

Mitos sobre a energia solar

Apesar de esse tipo de energia estar em ascensão, há ainda informações equivocadas sobre o assunto. Esclarecemos as principais delas a seguir.

A placa fotovoltaica produz energia sozinha

A placa solar é, sim, a responsável pela geração de energia elétrica. Só tem um detalhe: essa energia é produzida em corrente contínua e precisa ser transformada para corrente alternada. Por isso, o sistema requer um inversor de frequência que faça essa conversão, de forma a tornar a energia adequada para ser usada.

O custo de instalação do sistema é muito alto

A média de tempo do retorno financeiro do sistema fotovoltaico é de cinco anos e sua vida útil é de 25 anos. Portanto, esse é um investimento que proporciona economia a médio e longo prazos.

É possível zerar a conta de luz

As concessionárias de energia cobram uma taxa mínima de conectividade. Ou seja, a conta nunca será efetivamente zerada.

Os painéis solares não produzem muita energia no inverno

O funcionamento dos painéis fotovoltaicos depende da luz do sol e não do calor. Por isso, mesmo em dias frios, o sistema é capaz de produzir energia elétrica.

Fatos sobre a energia solar

Veja, a seguir, alguns fatos sobre essa forma de energia.

O painel solar produz energia em dias nublados

Até em dias nublados e chuvosos há produção, mesmo que em quantidade reduzida, de energia elétrica. E, como a maioria dos sistemas fotovoltaicos é conectada à rede de distribuição, em caso de baixa produção de energia, a concessionária fornece a o que faltar de eletricidade.

O sistema fotovoltaico agrega valor ao imóvel

Uma pesquisa do Laboratório Berkeley — que é mantido pela Universidade da Califórnia (UC), nos Estados Unidos, e faz parte de uma rede de entidades apoiada pelo Departamento de Energia americano — constatou que imóveis com sistema solar de energia custam de 3% a 6% mais caros do que aqueles que não usam a tecnologia.

A importância dessa forma de energia

Além de extremamente poluentes, os combustíveis fósseis são esgotáveis e têm os dias contados. As usinas hidrelétricas, por outro lado, inundam áreas verdes e terras férteis — e ainda fazem muitas famílias serem deslocadas para que sejam construídas.

Já a energia solar é limpa e renovável e usá-la é uma iniciativa sustentável: para cada 1m2 de painel solar, evita-se a inundação de 56m2 para hidrelétricas. Pelo viés econômico, o uso dessa forma de energia tem potencial de baratear a conta de luz entre 50% e 95%.

E agora, ficou fácil distinguir o que é ou não verdade sobre a energia solar? Em resumo, é bom ter em mente que a instalação do sistema fotovoltaico é um investimento que traz economia futura. Além de produzir eletricidade mesmo no inverno e em dias nublados, trata-se de uma fonte sustentável de energia e seu uso está em constante crescimento.

Se você gostou deste conteúdo, curta nossa página no Facebook. Assim, você fica sempre em dia com as nossas publicações!

[vc_row content_placement=”middle”][vc_column][vc_empty_space][vc_btn title=”Solicitar orçamento!” color=”blue” size=”lg” align=”center” link=”url:pipedrivewebforms.com/form/0f75543aa72b4c568c9364fd20c83add581255″][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe