luz solar logotipo branco

Saiba como fazer uma construção sustentável!

Publicado em 27/06/18

Atualizado em 23/03/21 | Leitura: 8 minutos

construção sustentável

A construção sustentável gera, em todo seu processo — antes, durante e depois —, o mínimo de impacto possível ao meio ambiente. Além disso, ela faz uso de materiais sustentáveis, como tijolos de adobe, madeiras reflorestadas, telhado verde, entre outros.

Atrelada à construção sustentável, está a questão da eficiência energética, a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente. Não é só o ato de construir e os elementos que são usados que devem ser considerados, mas, sim, a forma de uso que terá depois de pronto.

Por exemplo, uma casa com telhado verde faz um aproveitamento melhor de uma área da casa. O telhado, que teria apenas uma função: a de proteção contra a chuva. Com o telhado verde, é possível controlar a temperatura do interior, mantendo a casa sempre fresca.

De acordo com a USGBC (States United Green Building Council), o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países que mais produzem prédios sustentáveis no planeta. Ele fica atrás apenas dos EUA, da China e dos Emirados Árabes. A construção sustentável está cada vez mais em evidência, mas é preciso saber como precisa ser feita para que ela seja considerada sustentável.

Como fazer uma construção sustentável?

O planejamento de qualquer construção deve ser estratégico, mas as construções sustentáveis possuem algumas particularidades.  Os materiais escolhidos não podem ser agressivos ao meio ambiente. Eles precisam ter uma boa durabilidade e devem exigir o mínimo de impacto para serem obtidos.

Por isso, considere usar materiais que são de segunda mão, como tijolos, madeira e outros entulhos provenientes de demolição. Materiais como amianto, chumbo e alumínio não devem ser utilizados, já que são tóxicos.

Durante a construção, deve-se aproveitar ao máximo os materiais e não desperdiçá-los. Isso faz com que se reduza a obtenção de matéria-prima e gere economia para quem está construindo.

Segundo o IDHEA (Instituto para o Desenvolvimento da Habitação Ecológica), há nove passos para se construir de forma sustentável:

Uso racional dos materiais;

Gestão e economia da água;

Gestão de resíduos;

Conforto térmico e acústico;

Eficiência energética;

Uso de tecnologias e produtos que não agridam o meio ambiente;

Qualidade do ar e ambiente interior;

Planejamento da obra de forma sustentável;

Aproveitamento dos recursos naturais disponíveis.

Levando em consideração mais esses pontos, uma construção sustentável deve apresentar em seu projeto, elementos como sistema fotovoltaico para geração de energia, sistema de aquecimento solar, captação e uso da água da chuva, telhado verde, adaptação à topografia local e estética inteligente, para utilizar a iluminação natural durante o dia e aproveitar o seu calor.

Essas são algumas das técnicas, das muitas existentes, que podem ser utilizadas em uma construção sustentável.

Qual é a importância da construção sustentável para o meio ambiente?

A construção civil está entre as atividades que mais provocam impactos no meio ambiente. Ela produz cerca de 50% dos resíduos sólidos. De acordo com o Conselho Internacional da Construção (CIB), a indústria da construção é o setor com atividades humanas que mais utiliza energia de forma intensiva e consome recursos naturais.

Fica evidente que a construção sustentável é de grande importância para a preservação do meio ambiente.

Só o Brasil é responsável por consumir cerca de 50% de madeira não certificada, 34% de água e, ainda, 40% de outros recursos naturais e energia para as construções civis. A preservação da natureza é de grande importância, seja para curto prazo como para longo.

Quais os benefícios da construção sustentável?

Os benefícios são visíveis desde o início da construção, como utilização eficiente da água e da energia, redução expressiva da geração de resíduos sólidos, assim como a reciclagem desses resíduos.

Em longo prazo, tem-se benefícios, como a redução dos custos de manutenção, a diminuição da emissão de CO2 na atmosfera, a eficiência energética do empreendimento e a redução do impacto ao meio ambiente. Os benefícios são inúmeros, sendo os citados uma pequena parte deles.

Utilizando como exemplo um edifício sustentável, em longo prazo, tem-se redução do consumo de energia (30%), do consumo de água (50%), da emissão de gases de efeito estufa (35%), custo operacional (8% a 9%), descarte de resíduos gerados (50% a 80%), além de ter uma valorização na revenda que chega a 10%.

Quais materiais podem ser utilizados?

Com o avanço tecnológico, muitos materiais já foram criados e, ainda, estão sendo desenvolvidos para serem utilizados na construção sustentável. Conheça alguns deles:

Concreto reciclável

Uma composição feita com areia, cimento, água e compostos britados provenientes das sobras de materiais dos canteiros de obras e demolições.

Vidro inteligente

Vidro eletrocrômico que permite o controle do quanto uma área será ou não iluminada pela luz externa.

Materiais biodegradáveis

Em alguns lugares, o cânhamo é utilizado desde a fundação ao isolamento, cinzas e bambus também estão sendo estudados para servirem como materiais biodegradáveis.

Madeira de plástico

É um tipo de madeira reciclada que pode ser utilizado em vários ambientes.

Tinta à base de terra

Como o próprio nome diz, é uma tinta feita com terra e que não possui compostos tóxicos.

Madeira de reflorestamento

Madeiras provindas de áreas de reflorestamento, para a preservação de florestas nativas.

Poderíamos citar vários outros materiais, no entanto aqui já temos uma ideia de quanto é possível melhorar o custo-benefício da construção. E, ainda, agir de forma correta com o meio ambiente. Agora se você já possui uma casa e quer contribuir com o meio ambiente, uma opção é a energia elétrica solar.

Qual é a importância da placa solar no contexto da construção sustentável?

sistema fotovoltaico se trata de uma energia renovável que garante sua contribuição ao meio ambiente, produzindo energia de modo eficiente por, pelo menos, 25 anos. Dessa forma, menos CO2 é gerado e liberado na atmosfera.

Vale ressaltar que os benefícios do sistema fotovoltaico não se aplicam apenas às construções sustentáveis. Então, se alguém possui uma casa convencional, mas quer começar a contribuir com o meio ambiente, pode instalar o sistema para produzir energia solar. As construções sustentáveis estão diretamente ligadas à preservação da natureza. As placas fotovoltaicas são excelentes meios de aderir à causa.

Os painéis solares podem ser utilizados também integrados a construção substituindo telhas, revestimentos de paredes, elementos de brises e marquises. Essa economia de material em uma casa solar vai de encontro ao conceito de casa sustentável.

A empresa Luz Solar é uma construtora sustentável. Ela surgiu com a ideia de poder contribuir com o planeta de alguma forma.  Ela encontrou nos sistemas fotovoltaicos essa possibilidade. Sabendo que a grande maioria dos imóveis atuais são construídos sem o conceito da construção sustentável, a instalação dos sistemas fotovoltaicos é uma forma de contribuir com a preservação do meio ambiente e aderir à causa da sustentabilidade.

A construção sustentável é um salto muito importante na questão da preservação da natureza, e isso é de extrema importância na visão da Luz Solar. A disseminação do conceito da construção sustentável e a sua utilização são de caráter urgente, já que nosso planeta necessita de atitudes que gerem resultados a curto e a longo prazo.

A Luz Solar tem o prazer e uma enorme satisfação de poder contribuir com um planeta mais limpo e sustentável. E, se você quiser saber mais informações sobre como é feita a instalação das placas ou fazer um orçamento, saber sobre financiamento, entre em contato conosco por aqui, que podemos tirar suas dúvidas.

[vc_row content_placement=”middle”][vc_column][vc_empty_space][vc_btn title=”Solicitar orçamento!” color=”blue” size=”lg” align=”center” link=”url:pipedrivewebforms.com/form/cc470093e8348bdf1d75f7c6e6786847581255″][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]

Compartilhe