Luz Solar instala Energia Solar no Projeto Lontra em Florianópolis
Na última quarta-feira, dia 16, foi concluída a instalação do sistema de geração de energia solar no Projeto Lontra. O sistema está situado na sede do Instituto Ekko Brasil (IEB), responsável pelo Projeto Lontra. O sistema é composto por 10 painéis solares de 220Wp cada, totalizando uma potência de 2,2kWp. O sistema tem capacidade para gerar 236kWh por mês, considerando a média anual. Energia essa limpíssima, produzida a partir do Sol, nosso astro maior, abundante e ilimitado.
Esta ação está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 7 – Energia Limpa e Acessível. O IEB é signatário do Movimento ODS Nós Podemos Santa Catarina e, compromete-se, por meio de suas ações, estar alinhado com os 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a serem alcançados até 2030.
“Estamos muito animados com a parceria, pois o impacto social da energia solar vai muito além da economia financeira. Para nós do Instituto Ekko Brasil e Projeto Lontra é mais uma oportunidade de atuar para alcance das metas dos ODS: promover iniciativas sustentáveis, de baixo impacto ambiental e que deixem um legado positivo às futuras gerações”, explica Alesandra Birolo, presidente do IEB.
Criado em 2004, em Santa Catarina, o Instituto Ekko Brasil é uma organização não governamental cujo objetivo é coordenar e apoiar projetos que tenham como foco a conservação da biodiversidade e o turismo de conservação. O IEB atua através da pesquisa e da mobilização social, como forma de contribuir para a melhoria da qualidade de vida das comunidades, deixando um legado positivo às gerações futuras.
Parceria
A empresa LUZ SOLAR acredita muito nessa iniciativa de preservação ambiental e tem, dentre seus valores, o RESPEITO especialmente o respeito ao meio ambiente. Esse cuidado está em nosso DNA, intrínseco ao nosso trabalho.
Nossos produtos e serviços contribuem para um meio ambiente mais limpo. Como parte dessa iniciativa a Luz Solar doou o projeto e homologação do sistema junto à Celesc, como também a mão de obra de instalação e o material elétrico para o funcionamento dentro do melhor padrão de qualidade. Os painéis solares já pertenciam ao Instituto e faziam parte do projeto do “Barco Solar”, mas estavam sem uso. O inversor de frequência foi doação da empresa Ecosolys fabricante nacional desse equipamento.
Lagoa do Peri
O Parque Municipal da Lagoa do Peri abriga a maior lagoa de água doce do Litoral catarinense, segundo a Fundação Municipal do Meio Ambiente, a Floram. O espelho de água mede cerca de 5 quilômetros quadrados e tem profundidade máxima de 11 metros. Suas águas são utilizadas para o abastecimento de algumas regiões de Florianópolis situadas na ilha de Santa Catarina, por exemplo o bairro do Campeche.
Sua área é de cerca de 5,2 km², a profundidade máxima é de 11 m. Possui várias praias de areia branca, utilizadas pelos veranistas para banhos.
A Lagoa do Peri foi tombada como Patrimônio Natural em junho de 1976, tendo sido criado e regulamentado o Parque Municipal da Lagoa do Peri, com cerca de 23 km², no período de 1981 a 1982. Está preservada como Patrimônio Natural pelo Decreto Municipal nº 1828.
A Lagoa do Peri é abastecida por um conjunto de mananciais hídricos que nascem nas encostas do Sul da Ilha. Toda a região está preservada como patrimônio natural pelo decreto municipal nº 1.828. Menos explorada que a Lagoa da Conceição, na Lagoa do Peri ainda se pode encontrar Mata Atlântica Primária. Com alguma sorte, pode-se ver o jacaré-de-papo-amarelo, que, de acordo com biólogos, é inofensivo ao homem.
Projeto Lontra
O Projeto Lontra tem quase 30 anos de história. Atualmente, suas ações abrangem a recuperação, conservação e ampliação do conhecimento técnico de lontras e outros animais da família Mustelidae. Os trabalhos são realizados através de dois Centros de Pesquisa, Conservação e Educação Ambiental em dois importantes biomas, um na Mata Atlântica e outro no Pantanal.