Carro elétrico x gasolina
Fizemos uma comparação dos principais aspectos e diferenças entre carros elétricos e carros a gasolina. Custos com combustível, manutenção e formas de carregar os carros elétricos. E, mostramos nesse post como já é viável financeiramente trocar seu carro poluidor por um modelo elétrico.
Como me livrar da gasolina?
A greve dos transportadores ocorrida em maio de 2018 desabasteceu os postos de combustíveis de todo país e deixou muitos motoristas na mão. Sem ter como abastecer seus carros com gasolina ou álcool, alguns abandonaram seus carros sem combustível pelas ruas das cidades.
Comparar carros elétricos e a gasolina:
Afinal como nos livramos da dependência da gasolina? A resposta está no carro elétrico. Não é muito difícil de entender. Ao contrário do que possa parecer, você não trocará a dependência do posto de gasolina pela concessionária de energia. Não é preciso aumentar a conta de luz para abastecer o carro elétrico. Você pode abastecer o carro elétrico com energia solar. Ficando assim, livre do posto e da conta de luz.
Preço do carro elétrico
A primeira dúvida que vem em mente é: ‘eu não tenho dinheiro para comprar um carro elétrico”. Realmente os carros elétricos são caros em comparação com os carros a gasolina. No entanto, pela primeira vez, podemos tratar a compra de um carro como um investimento. Após a isenção do Imposto de Importação sobre o carro elétrico, o preço do BMW i3 baixou R$52.000,00. Esse modelo, foi o primeiro a ser vendido no Brasil. O preço da versão mais básica custava cerca de R$170.000,00 em 2018. Há ainda outros modelos mais baratos, o Renault Zoe está custando R$149.900,00. Há também outras opções de carros elétricos disponíveis no Brasil.
Cálculo retorno sobre investimento do carro elétrico
Para o cálculo do ROI (retorno do investimento), consideramos a aquisição do carro elétrico (BMW i3) no valor de R$170.000,00. A forma de pagamento considerada é como entrada um carro no valor de R$100.000,00, e o saldo a pagar de R$70.000,00 financiado em 60 meses com juros de 1% a.m. teríamos uma parcela de cerca de R$1.575,00. Considerando uma rodagem média de 150 km por dia. Gasta-se com combustível cerca 12,5 litros por dia em um veículo com autonomia de 12 km/l, com a gasolina a R$4,50, temos um gasto diário de R$56 ou R$1.687 mensais.
Gasto com energia elétrica concessionária
Para rodar esses 150 km por dia a bordo de um BMW i3 elétrico, são necessários 19 kWh de energia. Considerando o preço da tarifa residencial da concessionária Celesc, em Santa Catarina, que está cobrando cerca de R$0,65/kWh. O valor do gasto com energia fica em torno de R$12,35 por dia ou R$370,50 mensais, quase 80% menos do que quando comparado a gasolina.
Gasto com energia elétrica solar
Para gerar os 19 kWh diários, necessários para carregar o carro elétrico e rodar 150 km, é necessário um sistema solar fotovoltaico com 16 painéis de 325 Watts. Esse sistema irá gerar os cerca de 570 kWh mensais na média dos 12 meses do ano, isso considerando a insolação da cidade de Florianópolis, que está entre as menores do Brasil.
O investimento de um sistema solar completo desse porte, com 16 painéis, é cerca de R$30.000,00. Como o sistema tem vida útil de 25 anos, a geração de energia estimada ao longo desse período será de cerca de 171.000 kWh. Dividindo os R$30 mil investidos no sistema solar pela energia gerada (171 mil kWh), temos uma tarifa de R$0,17 por kWh. Um quarto do valor da tarifa atual da concessionária (R$0,65/kWh). Isso que nem estamos considerando os aumentos anuais da tarifa ao longo desses 25 anos.
Concluímos o cálculo multiplicando o valor da tarifa de energia proveniente do investimento solar (R$0,17/kWh) por 19kWh que é a energia necessária para rodar 150 km por dia com o carro elétrico. Temos o custo de R$3,23 por dia, ou R$96,90 por mês.
Resumo elétrico versus gasolina
150km/dia com carro a gasolina trás um gasto com combustível de R$1.687 mensais.
150km/dia com carro elétrico em um custo com energia elétrica da concessionária de R$370,50 mensais.
150km/dia com carro elétrico em um custo com energia elétrica solar de R$96,90 mensais.
Uma economia mensal de R$1.590, suficiente para pagar a parcela do financiamento do carro elétrico.
Redução da manutenção do carro
Isso que estamos sendo conservadores e não estamos considerando a redução de custos com manutenção. Vale lembrar que o carro elétrico não tem óleo, filtro de óleo, filtro de ar, filtro de combustível, bomba de combustível, velas, cabos de velas, fluído do radiador, correia dentada, etc.
E, a bateria do carro elétrico, que é e lítio, tem oito anos de garantia de fábrica.
Outros benefícios do veículo elétrico
Não emitir gases
Além da questão econômica, há uma série de outras vantagens em possuir um carro elétrico. Não emitir gases como CO2 ou monóxido de carbono, que contribuem para a poluição atmosférica e com o efeito estufa.
Conforto
O BMW i3 não é um carro de brinquedo. Ele tem um motor elétrico com tração traseira e 170 cv de potência. Isso faz o carro ir de 0 a 100 km/h em apenas sete segundos. O carro tem o chassis todo em fibra de carbono o que reduz o peso do carro e sua bateria fica sob o assoalho. Essa configuração faz ele ter um centro de gravidade baixo o que melhora muito sua dirigibilidade. É um verdadeiro carro esportivo. Rodas aro 20 polegadas completam o quesito esportividade.
O BMW i3 possui autonomia de 150 km. Sim, é um carro urbano, sabemos disso. No entanto, essa autonomia é suficiente para a distância casa-trabalho, ida e volta, para a maioria das pessoas.
Com capacidade para quatro pessoas confortavelmente acomodadas, ele tem um espaço interno impressionante. Lembrando que a frente não há motor, então o espaço interno do console fica ampliado. São dois portas-mala, o tradicional traseiro e o dianteiro, uma novidade, devido a ausência do motor a combustão.
Silêncio
O silencio ao dirigir é uma coisa impressionante. Ao dirigi-lo escutamos outros sons que não estamos acostumados como o ar condicionado e os pneus rolando no asfalto.
Formas de carregar o carro
Exitem quatro formas de carregar o carro elétrico. Elas são divididas basicamente pelo tempo de carregamento.
Carregamento normal, tomada comum
O próprio carro vem com um carregador portátil, parecido com um carregar de notebook mas um pouco maior, basta colocar ele em uma tomada comum de três pinos do padrão novo e carregar o carro. Mas tem que ser uma tomada de 20A, o carregar vem com aquele plugue de tomada mais grosso, o mesmo que vem no microondas. Se você não tiver uma tomada dessas na garagem, pode providenciar com um eletricista. O tempo de carregamento completo da bateria é cerca de oito a nove horas. Ideal para ser carregado durante a noite.
Carregador rápido
O carregador rápido é vendido pela própria BMW e também por outros fabricantes de equipamentos elétricos, ele custa cerca de R$6.000,00 e pode ser instalado na garagem da sua casa. Irá precisar de um circuito independente com disjuntor. Esse carregador além de poder ser instalado em sua casa ou no trabalho, também já está disponível em vários shoppings e outros estabelecimentos comerciais como supermercados. O tempo de carregamento completo da bateria é de três a quatro horas. O tempo que levamos em um shopping durante as compras ou ao ir ao cinema.
Carregador ultra-rápido
O carregador ultra-rápido já está disponível em alguns postos de combustíveis. A infra-estrutura para o funcionamento dele é bem mais robusta, sendo necessário um totem parecido com uma bomba de combustíveis tradicional. O tempo de carregamento completo da bateria do carro fica entre 30 e 40 minutos. O tempo de uma refeição no restaurante do posto.
Carregador mais rápido do mundo
Lançado em 2018, o carregador de carro elétrico mais rápido do mundo, com potência máxima de 400kW, é capaz de completar a carga da bateria do BMW i3 modelo com bateria de 57kWh em apenas 15 minutos. Esse ainda não está disponível no Brasil. Mas sem dúvida será muito bem-vindo.
Fizemos também uma comparação de carros a gasolina vs energia solar e uber.
Conheça mais sobre outros tipos de veículos elétricos como o projeto do ônibus elétrico da UFSC.
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