Equipamentos sistema energia solar
A energia solar fotovoltaica é uma alternativa renovável e econômica que pode ser gerada em casa. Mas, para que essa tecnologia funcione, é preciso que os equipamentos de energia solar trabalhem de forma harmônica. Então, você conhece os outros componentes, além do painel solar? Continue lendo este post para descobri-los!
Uso e importância da energia solar
A preocupação com o esgotamento de recursos e a crescente demanda energética do mundo fazem da energia solar um investimento em avanço progressivo, sendo a energia renovável em que se mais investe hoje. Além de não ter impactos negativos no ambiente, o uso residencial da energia solar reduz o custo da energia elétrica para você.
Funcionamento do sistema fotovoltaico On Grid
O sistema fotovoltaico On Grid é conectado à rede de energia elétrica. Dessa forma, quando não há consumo imediato da eletricidade gerada, o que é excedente é enviado para a concessionária e transformado em crédito. Já quando o consumo é maior que a energia produzida, a rede elétrica fornece o que falta. É como se a concessionária de energia fosse a bateria do sistema, armazenando toda a energia não utilizada em forma de créditos de energia.
Equipamentos de energia solar On Grid
Cada componente do sistema com inversor grid-tie instalado desempenha um papel insubstituível. Entenda mais sobre a composição desse sistema e suas funcionalidades:
Painel Solar
Para o funcionamento do sistema de energia solar, é necessário que seja instalado no telhado da sua casa um conjunto de painéis solares fotovoltaicos. Compostos por células fotovoltaicas, eles têm a capacidade de absorver os raios solares e transformá-los diretamente em corrente elétrica. Isso ocorre devido a um fenômeno físico chamado efeito fotovoltaico.
Essas células são ligadas em série e, no geral, um painel solar é composto por 60 ou 72 células solares. O material mais utilizado para a composição de uma célula solar é o silício cristalino. Além da célula solar outros material são utilizados para fabricação dos painéis solares como a moldura de alumínio anodizado, vidro temperado especial com baixo teor de ferro, filme EVA, filme backsheet, caixa de junção e cabos MC4.
Inversor de frequência solar
A energia produzida pelo painel solar precisa ser convertida, porque está em corrente contínua mas, para ser usada nas casas, deve estar em corrente alternada. Para isso, o sistema de energia solar conta com um inversor, que é instalado perto do quadro de luz.
Esse é o coração do sistema, ele tem a capacidade de sincronizar com a frequência da rede elétrica (60Hz) e assim injeta corrente alternada na rede elétrica.
Além dessa conversão de energia, o equipamento também pode ser conectado a internet via Wi-Fi. Dessa forma, ele envia dados de geração de energia do sistema aos quais você tem acesso remotamente por aplicativos ou serviços web próprios.
As melhores marcas do mercado são da israelense Solaredge e da austríaca Fronius.
String box
A String box é um painel de proteção elétrica, ela é instalada próximo ao inversor e é responsável pela segurança desse componente. Para isso, ela conta com:
- DPS (Dispositivo de Proteção contra Surtos), que protege o inversor contra os efeitos de eventuais raios que caiam sobre os painéis solares;
- fusíveis que impedem a queima em caso de um curto-circuito do sistema
- a chave seccionadora, que permite que o sistema fotovoltaico seja desligado para manutenção, quando necessário.
Estrutura metálica
Para fixar os painéis solares em cima da casa, são necessárias estruturas metálicas de alumínio ou aço inoxidável. Elas são muito bem presas na estrutura do telhado, para aguentar a ação do vento e de tempestades. Além disso, são customizáveis, podendo ser adaptadas para fixação em diversos tipos de cobertura, como telhas de barro, metálicas ou sobre a laje.
Relógio medidor bidirecional
Em uma instalação elétrica, o medidor é o responsável por medir o consumo de energia. Para um sistema conectado a rede elétrica, é preciso que o relógio compute a energia que é produzida em excesso pelos módulos e é injetada na rede e a energia fornecida pela rede para a residência, quando a energia solar não for suficiente.
Por isso, é necessária a troca para o modelo bidirecional, que mede tanto a energia que sai quanto a que entra. Dessa forma, a energia excedente enviada para a concessionária será computada como créditos.
Há dois tipos de relógios medidores utilizados pela concessionárias:
- Monofásico
- Código A (consumo) e código r (injeção na rede)
- Polifásicos (Bifásicos ou Trifásicos)
- Código 03 (consumo) e código 103 (injeção na rede)
A medição de energia consumida e injetada, feita pelo medidor de energia da concessionária é acumulativo. Ele não zera no final do mês, funciona como um hodômetro, a cada leitura é anotado o valor atual e descontado o valor da leitura anterior para calcular o valor líquido do mês.
Enfim, agora você já sabe como os equipamentos de energia solar contribuem para que a eletricidade possa chegar de forma segura a sua casa! Além do mais, não há falta ou perda de energia, já que a concessionária transforma em créditos o que sobra e fornece eletricidade quando é necessário. Você só tem a ganhar!
Então, gostou do post? Já que entendeu como funciona o sistema de energia solar, entre em contato conosco para ver o serviço de sistemas solares que oferecemos.
[vc_row content_placement=”middle”][vc_column][vc_empty_space][vc_btn title=”Solicitar orçamento!” color=”blue” size=”lg” align=”center” link=”url:pipedrivewebforms.com/form/f5daf8e2ae7c6ca3ea25e5de5056c203581255″][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row]